Notícia

08 Ago
  • nenhum comentário
    Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto

Tecnologia CRISPRs - Melhoramento muito mais rápido e barato

Pesquisadores apontam aspectos regulatórios como gargalo para que as soluções cheguem até os agricultores

O pesquisador da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, encerrou a programação desta segunda-feira com a palestra Novas Tecnologias de Melhoramento Genético, trazendo um panorama sobre a tecnologia CRISPR, suas possibilidades de aplicação e impacto para o mercado de sementes nacional.

Descoberta em 2012, a tecnologia CRISPR (do inglês Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats) é considerada revolucionária por permitir a manipulação de genes com maior precisão, rapidez e menor custo. Tornando possível, “olhar as estratégias e adaptações desenvolvidas pela natureza para que sejam utilizadas no desenvolvimento de plantas com características que sejam de nosso interesse”, explica.

Segundo o pesquisador, híbridos de milho com alto teor de amilopectina, gerados a partir de edição genômica, não foram considerados OGMs, já obtendo autorização para comercialização em países como Estados Unidos e Argentina. “Esse precedente pode influenciar os aspectos regulatórios que estão sendo definidos para essa tecnologia atualmente em vários países, inclusive o Brasil. O que deve levar à rápida introdução no mercado de plantas genomicamente editadas que não contém fragmentos de DNA de outras espécies e/ou grandes alterações na sequência de DNA endógena”.  

O menor custo de produção e agilidade de comercialização poderia resultar na descentralização do mercado de sementes. “Ao reduzir o custo para o desenvolvimento de novas cultivares, a tecnologia permite a entrada de novos players no mercado”, conclui.

Para essa terça-feira, o XX CBSementes traz um painel completo sobre Vigor de Sementes e seus múltiplos aspectos; debate questões sanitárias envolvendo a movimentação internacional de sementes, com o pesquisador da Universidade de Iowa/ USA e ainda aborda a os avanços tecnológicos e o Cloud Computer na cadeia sementeira. Acompanhe!

Assessoria de Imprensa (43) 99176-3374

deixe seu comentário

Edições
O que é ABRATES em Foco?

ABRATES Em Foco é uma publicação eletrônica dirigida aos nossos associados, colaboradores, parceiros, assistência técnica, produtores, estudantes, profissionais da indústria de sementes, pesquisadores, engenheiros agrônomos, lideranças, formadores de opinião e representantes da imprensa especializada, enfim, a todos aqueles que de alguma maneira fazem parte da rede brasileira de produção de sementes.

Os leitores recebem o ABRATES em Foco via e-mail e podem ler seu conteúdo no site da ABRATES.

Destinamos o ABRATES em Foco à publicação de conteúdo jornalístico, informações técnicas, notícias de interesse para a indústria de sementes, além de manter os associados atualizados quanto às ações institucionais da ABRATES.

A publicação também poderá auxiliar a divulgação dos avanços e pesquisas nas áreas de Ciência e Tecnologia, publicados no Journal of Seed Science, antiga Revista Brasileira de Sementes (RBS), e no Informativo ABRATES.

Os leitores encontram aqui um espaço para apresentar opiniões, enviar sugestões de pautas para matérias técnicas, novidades do setor, evoluções tecnológicas do segmento, entre outros assuntos.

Para contribuir, envie seu texto, sugestão ou crítica para abratesemfoco@abrates.org.br



Torne-se um associado

E integre uma importante rede de pesquisa e ciência

Associe-se

Inscreva-se agora e receba nossa newsletter