Aconteceu de 14 a 17 de setembro, em Foz do Iguaçu, o 19º Congresso Brasileiro de Sementes. No terceiro dia de Congresso, um dos temas em pauta foi o Tratamento Industrial de Sementes (TIS), discutido em mesa redonda, coordenada pelo representante da Sementes Adriana e diretor vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS), Jorge Soares.
Participaram também, Ademir Assis Henning, da Embrapa Soja, que falou sobre os aspectos técnicos sobre o TIS; Mariângela Hungria da Cunha, da Embrapa Soja, que abordou a pré-inoculação com Bradyrhizobium e o tratamento de sementes de soja; e André Felipe Peralta da Silva, coordenador técnico de Sementes e Mudas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que apresentou os aspectos legais recentes referentes ao TIS.
Jorge Soares explicou que o TIS nada mais é do o processo de aplicação de produtos para controle de patógenos e insetos nas sementes, realizado pelas empresas produtoras. De acordo com ele, atualmente, no Brasil, a adoção desse processo é superior a 35% e, aos poucos, esse número vem aumentando. Leia mais.