Pela primeira vez desde o início da pandemia, foi realizado de forma presencial na Universidade Federal de Lavras (UFLA) o “Curso Teórico-Prático de Capacitação de Análise de Sementes de Grandes Culturas”, único ofertado no País com o reconhecimento da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates). A capacitação ocorreu entre os dias 8 e 12/11, teve carga horária de 32 horas e seguiu todos os protocolos de biossegurança.
Coordenado pela professora Raquel Pires, da Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal), o curso contou com 27 inscritos de diferentes regiões do País, além de nove estudantes da graduação, mestrado e doutorado. Seis palestrantes do setor de sementes participaram da capacitação: os professores Raquel Pires, Everson Carvalho, Heloisa Oliveira, os professores aposentados Maria Laene Carvalho e João Almir Oliveira, além da pós-doutoranda Dayliane Bernardes. Também houve a participação da auditora aposentada do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) Myrian Alvisi.
Esta é a 15ª edição do curso. Desde sua criação, em abril de 2021, a capacitação tem sido bastante procurada. Ainda este ano, será ofertada uma nova turma, entre os 13 a 17 de dezembro, já com as inscrições encerradas. Para o próximo ano, o curso já conta com uma longa lista de espera, com mais de 50 pessoas interessadas.
O curso tem o objetivo de disponibilizar ensinamentos básicos relativos à análise de sementes das espécies de grandes culturas, de acordo com as Regras para Análises de Sementes, e capacitar os profissionais para o mercado de trabalho no setor sementeiro.
A agenda dos cursos a serem realizados no setor de sementes no ano de 2022 será divulgada em breve. Acompanhe pelo Instagram da ABRATES (@abrates_sementes), do NESEM (@nesem_ufla) e do setor de sementes (@setor_de_sementes_ufla).
Texto: Vanessa Kevini, bolsista Proat/UFLA
Fotos: Luma Faria de Moraes