Pesquisador da Embrapa desde 1979, França Neto vem contribuindo com o desenvolvimento de tecnologias para produção de sementes de soja com qualidade, o que inclui o controle de pragas (danos causados por percevejos nas sementes); nível nutricional da planta; secagem; beneficiamento; armazenagem e tratamento de sementes; colheita, além do aperfeiçoamento de testes para a avaliação da qualidade das sementes. “Eu tive muita sorte de escolher essa área, cujas pesquisas ainda eram incipientes no início dos anos 1980, e ainda precisavam de muitos conhecimentos”, relata.
França enfatiza o protagonismo do Brasil no desenvolvimento de tecnologias para regiões tropicais. “Qualquer discussão sobre tecnologia de produção de soja - não apenas de sementes - como controle de doenças, melhoramento genético e fixação simbiótica de nitrogênio, o Brasil é exemplo, principalmente para regiões de clima tropical", destaca.
Currículo - José de Barros França Neto tem uma trajetória marcada pela dedicação à ciência e à inovação. Engenheiro agrônomo com mestrado em Tecnologia de Sementes, doutorado em Fisiologia e Patologia de Sementes, e Pós-Doutorado em Biologia Molecular e Qualidade de Semente. Foi também presidente da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates), sendo autor e dezenas publicações científicas e técnicas.