Notícia

17 Dez
  • nenhum comentário
    Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto

Um 2019 de forte integração entre ciência, indústria e campo

Para atingir seus objetivos, ABRATES propõe uma agenda de cursos ativa e ainda aposta na inovação com o Ensino à Distância

Para 2019, o foco da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) se mantém na missão de oferecer qualificação aos profissionais da cadeia sementeira nacional e fomentar a produção científica voltada para sementes das mais variadas culturas. É desta forma que a ABRATES busca aproximar as tecnologias desenvolvidas pelas instituições de pesquisa do campo e da indústria.

Tanto o produtor rural tradicional, quanto aqueles dedicados à produção e a indústria de sementes se vêem diante do desafio de aumentar produtividade sem sacrificar a qualidade e, muitas vezes, sem expandir área de cultivo. Somado à esse desafio, a questão econômica exige um manejo adequado e escolhas cada vez mais assertivas. É preciso produzir mais - e melhor - com menos. Menos recurso natural e financeiro. Resultado que só se pode atingir com o emprego correto das tecnologias e com mão de obra altamente qualificada.

Confira abaixo parte da agenda de cursos já planejados para 2019 e garanta a sua participação. As vagas são limitadas e preenchidas sempre por ordem de inscrição.

  • XII Curso de Amostradores de Sementes | 23 a 25 de Abril de 2019

  • XIII Curso de Formação de Analista de Sementes | 8 a 12 de Julho de 2019

  • III Curso Teórico Prático da Avaliação da Qualidade Fisiológica de Sementes de Algodão | 12 e 13 de Novembro de 2019

Além dos cursos presenciais habitualmente promovidos e das publicações científicas, a ABRATES traz novidades para 2019. Será lançada a 2ª Edição do livro Vigor de Sementes - Conceitos e Testes, que já tem o grupo de autores definidos. Também ao longo de 2019, será definido o conteúdo científico para o XXI Congresso Brasileiro de Sementes, a ser realizado em Setembro de 2020.

Ensino à distância
Usar a tecnologia e inovação para aproximar ainda mais a ciência do campo e da indústria, esse é o objetivo da Associação ao apostar no Ensino à Distância (EaD). Em 2019 a ABRATES lança o primeiro Curso de Fisiologia de Sementes no formato em Ensino à Distância.  A meta é que outros cursos também sejam ofertados em EaD.

“Nossa diretoria tem considerado relevante a parte de ensino complementar já que muitos cursos com foco em sementes são ofertados apenas como disciplinas formais das Faculdades de Agronomia, o que impossibilita a participação dos profissionais que já atuam neste mercado e precisam atualizar seus conhecimentos. Além disso, em um país com território tão vasto e com carência de qualificação em diversas regiões, acreditamos que esse seja um caminho eficaz para qualificar cada vez mais profissionais e assim, contribuir ainda mais com a qualidade da Indústria Nacional de Sementes”, explica o presidente da ABRATES, Francisco Krzyzanowski.

deixe seu comentário

Edições
O que é ABRATES em Foco?

ABRATES Em Foco é uma publicação eletrônica dirigida aos nossos associados, colaboradores, parceiros, assistência técnica, produtores, estudantes, profissionais da indústria de sementes, pesquisadores, engenheiros agrônomos, lideranças, formadores de opinião e representantes da imprensa especializada, enfim, a todos aqueles que de alguma maneira fazem parte da rede brasileira de produção de sementes.

Os leitores recebem o ABRATES em Foco via e-mail e podem ler seu conteúdo no site da ABRATES.

Destinamos o ABRATES em Foco à publicação de conteúdo jornalístico, informações técnicas, notícias de interesse para a indústria de sementes, além de manter os associados atualizados quanto às ações institucionais da ABRATES.

A publicação também poderá auxiliar a divulgação dos avanços e pesquisas nas áreas de Ciência e Tecnologia, publicados no Journal of Seed Science, antiga Revista Brasileira de Sementes (RBS), e no Informativo ABRATES.

Os leitores encontram aqui um espaço para apresentar opiniões, enviar sugestões de pautas para matérias técnicas, novidades do setor, evoluções tecnológicas do segmento, entre outros assuntos.

Para contribuir, envie seu texto, sugestão ou crítica para abratesemfoco@abrates.org.br



Torne-se um associado

E integre uma importante rede de pesquisa e ciência

Associe-se

Inscreva-se agora e receba nossa newsletter