Journal of Seed Science completa 40 anos em 2019
18/02/2019

O Journal of Seed Science (JSS), publicação científica oficial da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES), completa 40 anos de existência em 2019. Veiculado pela primeira vez em 1979, com o nome de Revista Brasileira de Sementes, manteve-se firme na missão de publicar trabalhos científicos na área de Ciência e Tecnologia de Sementes, divulgando à comunidade científica e ao setor agrícola nacional e internacional, avanços do conhecimento para obtenção de sementes de alta qualidade e informações relativas aos benefícios resultantes da sua utilização.

História
Merece destaque, a atuação dos 11 editores (veja abaixo a tabela completa com todos os editores) que passaram pelo JSS, responsáveis por garantir a alta qualidade dos artigos publicados e permitir o avanço da revista ao longo dos anos. Esses pesquisadores são responsáveis pela revisão dos 2064 artigos publicados. Um legado que registra fielmente a evolução da pesquisa de sementes neste período.  

A mudança de nome veio em 2013, para coroar o esforço conjunto da Editoria em busca de estratégias para ampliar a visibilidade da publicação na comunidade internacional, e, em consequência, permitir elevar o seu fator de impacto. Desde então, são veiculados 4 fascículos por ano, com todos os artigos em inglês.

Também em 2013, a revista foi submetida à avaliação para inserção na Web of Science (WoS), base de dados da Thomson Reuters - plataforma internacional que reúne periódicos científicos de todo o mundo, com conteúdo de qualidade e confiabilidade. Após três anos de rigorosa avaliação, em 2016, a revista foi aceita e indexada na base Web of Science. Como consequência, em 2019, o JSS já terá o seu fator de impacto JCR (Journal Citation Reports) em 2019. Fato que representa um grande avanço para a revista no cenário nacional e internacional, colocando-a num patamar de destaque.

Atualmente,  o JSS está classificado como B1 pela QUALIS/CAPES 2016, e tem abrangência internacional, sendo publicado em formato totalmente digital. O Corpo Editorial é composto pelas Editoras Dra. Denise Cunha Fernandes Santos Dias - UFV e Dra. Gilda Pizzolante de Pádua - EMBRAPA / EPAMIG, 30 Editores Associados do Brasil e do Exterior que atendem às diferentes áreas da Ciência e Tecnologia de Sementes, além do corpo de revisores cadastrados no sistema SciELO.

Conheça mais sobre a revista na matéria “Política editorial do JSS prima pela originalidade dos trabalhos”.