Notícia

18 Feb
  • nenhum comentário
    Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto

Journal of Seed Science completa 40 anos em 2019

Publicação é a principal fonte de consulta e divulgação de pesquisa em Ciência e Tecnologia de Sementes do Brasil e da América Latina

O Journal of Seed Science (JSS), publicação científica oficial da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES), completa 40 anos de existência em 2019. Veiculado pela primeira vez em 1979, com o nome de Revista Brasileira de Sementes, manteve-se firme na missão de publicar trabalhos científicos na área de Ciência e Tecnologia de Sementes, divulgando à comunidade científica e ao setor agrícola nacional e internacional, avanços do conhecimento para obtenção de sementes de alta qualidade e informações relativas aos benefícios resultantes da sua utilização.

História
Merece destaque, a atuação dos 11 editores (veja abaixo a tabela completa com todos os editores) que passaram pelo JSS, responsáveis por garantir a alta qualidade dos artigos publicados e permitir o avanço da revista ao longo dos anos. Esses pesquisadores são responsáveis pela revisão dos 2064 artigos publicados. Um legado que registra fielmente a evolução da pesquisa de sementes neste período.  

A mudança de nome veio em 2013, para coroar o esforço conjunto da Editoria em busca de estratégias para ampliar a visibilidade da publicação na comunidade internacional, e, em consequência, permitir elevar o seu fator de impacto. Desde então, são veiculados 4 fascículos por ano, com todos os artigos em inglês.

Também em 2013, a revista foi submetida à avaliação para inserção na Web of Science (WoS), base de dados da Thomson Reuters - plataforma internacional que reúne periódicos científicos de todo o mundo, com conteúdo de qualidade e confiabilidade. Após três anos de rigorosa avaliação, em 2016, a revista foi aceita e indexada na base Web of Science. Como consequência, em 2019, o JSS já terá o seu fator de impacto JCR (Journal Citation Reports) em 2019. Fato que representa um grande avanço para a revista no cenário nacional e internacional, colocando-a num patamar de destaque.

Atualmente,  o JSS está classificado como B1 pela QUALIS/CAPES 2016, e tem abrangência internacional, sendo publicado em formato totalmente digital. O Corpo Editorial é composto pelas Editoras Dra. Denise Cunha Fernandes Santos Dias - UFV e Dra. Gilda Pizzolante de Pádua - EMBRAPA / EPAMIG, 30 Editores Associados do Brasil e do Exterior que atendem às diferentes áreas da Ciência e Tecnologia de Sementes, além do corpo de revisores cadastrados no sistema SciELO.

Conheça mais sobre a revista na matéria “Política editorial do JSS prima pela originalidade dos trabalhos”.

 

 

 

deixe seu comentário

Edições
O que é ABRATES em Foco?

ABRATES Em Foco é uma publicação eletrônica dirigida aos nossos associados, colaboradores, parceiros, assistência técnica, produtores, estudantes, profissionais da indústria de sementes, pesquisadores, engenheiros agrônomos, lideranças, formadores de opinião e representantes da imprensa especializada, enfim, a todos aqueles que de alguma maneira fazem parte da rede brasileira de produção de sementes.

Os leitores recebem o ABRATES em Foco via e-mail e podem ler seu conteúdo no site da ABRATES.

Destinamos o ABRATES em Foco à publicação de conteúdo jornalístico, informações técnicas, notícias de interesse para a indústria de sementes, além de manter os associados atualizados quanto às ações institucionais da ABRATES.

A publicação também poderá auxiliar a divulgação dos avanços e pesquisas nas áreas de Ciência e Tecnologia, publicados no Journal of Seed Science, antiga Revista Brasileira de Sementes (RBS), e no Informativo ABRATES.

Os leitores encontram aqui um espaço para apresentar opiniões, enviar sugestões de pautas para matérias técnicas, novidades do setor, evoluções tecnológicas do segmento, entre outros assuntos.

Para contribuir, envie seu texto, sugestão ou crítica para abratesemfoco@abrates.org.br



Torne-se um associado

E integre uma importante rede de pesquisa e ciência

Associe-se

Inscreva-se agora e receba nossa newsletter