O papel da ABRATES no desenvolvimento do setor sementeiro
28/08/2020

Os novos hábitos trazidos pelo combate ao Covid-19 acabaram por transformar a realidade em muitos meios de trabalho. Na pesquisa e ensino de tecnologia de sementes não foi diferente. Iniciativas como a sequência de lives promovidas pelo Núcleo de Estudos em Sementes (NESsem), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) merecem destaque e promovem um importante intercâmbio de informações num momento em que os encontros pessoais e eventos não podem ser realizados. 

O papel da ABRATES no Desenvolvimento do Setor Sementeiro foi tema central da live realizada pelo NESem na noite de 26 de Agosto de 2020. O atual presidente da Associação e pesquisador da Embrapa Soja, Dr. Francisco Krzyzanowski foi o responsável pela apresentação, elaborada em parceria com o diretor financeiro da ABRATES e também pesquisador da Embrapa Soja, Dr. José de Barros França-Neto e com grande contribuição de todos os componentes da ABRATES, principalmente das editoras da Revista Journal of Seed Science e Informativo ABRATES.  

Uma história com objetivo!

A ABRATES é uma organização científica pública, sem fins lucrativos, fundada em 18 de setembro de 1970, formada por cientistas, pesquisadores, comunidade acadêmica e profissionais e empresas relacionadas ao setor de sementes. Ao longo de seus quase 50 anos de história, vem construindo um importante legado de apoio e estímulo ao desenvolvimento da tecnologia de sementes no Brasil, além de divulgar resultados de trabalhos técnicos e científicos de interesse do setor e colaborar com a academia e instituições, públicas e privadas, nas mais variadas questões relacionadas à área de sementes. 

“O profissional de sementes é muito valioso para a agricultura, pois é por meio das mãos dele que sai o produto básico para a formação da lavoura  “a semente”… trabalhar com a semente é trabalhar com a vida, vida na preservação da semente para que produza a planta, vida na produção de alimentos  oriundos das plantas e que irão alimentar a humanidade”, destaca o presidente da Associação. 

Como isso acontece? 

Para cumprir com o seu  objetivo, a ABRATES promove diversos eventos de qualificação profissional e congressos científicos, como as 4 edições do Seminário Brasileiro de Sementes, evento esse que deu origem ao Congresso Brasileiro de Sementes, cuja  vigésima primeira edição será realizada em 2021. Somente nestes eventos já foram apresentados um total de 11.429 trabalhos científicos que muito contribuíram para o avanço da tecnologia de semente e que muito contribuiu para o desenvolvimento da agricultura brasileira. 

A Associação também publica o Journal of Seed Science (JSS), publicação científica já com 42 volumes publicados,portanto com 41 anos de contribuição para a tecnologia de sementes brasileira. O Journal tem qualificação B1 da QUALIS/CAPES e a importante marca de 0,724 no Fator de Impacto publicado pelo Journal Citation Reports (JCR). Em constante inovação, este ano, o JSS passou a adotar o modelo de publicação contínua,isto é, cada artigo aprovado é imediatamente publicado,  garantindo assim maior agilidade na divulgação dos resultados de pesquisas.  

“A ABRATES procura também desenvolver toda a sua contribuição na parte de ciência e tecnologia de sementes no aperfeiçoamento dos profissionais de sementes através de cursos específico voltados para a Indústria Brasileira de Sementes e na publicação de livro e manuais, tanto que foi criada a editora ABRATES para editar essas publicações. A ABRATES deixou de ser uma simples associação científica, ela é uma organização empresarial em termos de ciência e tecnologia de sementes”, afirma o Dr. Francisco Krzyzanowski. Os títulos, que abordam os mais variados temas ligados à pesquisa e tecnologia de sementes, estão disponíveis na Loja Virtual da Associação em seu website.

E mesmo nestes tempos de pandemia, a ABRATES segue firme na produção de conteúdo e no fomento ao cenário sementeiro nacional. Em breve, será lançada a 2ª edição do livro  “VIGOR DE SEMENTES: Conceitos e Testes”. A publicação é uma versão revisada e ampliada da edição de 1999, composta atualmente por 19 capítulos, onde são abordadas as metodologias detalhadas para a execução de 15 diferentes testes de vigor, com 24 metodologias detalhadas para a realização desses testes.

Destacamos que a preparação para a XXI edição do Congresso Brasileiro de Sementes segue em ritmo acelerado. Sob o tema central “Semente:  Propulsora do Agronegócio”, o evento será realizado de 29 de março a 01 de abril de 2021, no Expo Unimed, em Curitiba - PR. 

ABRATES em números: 

  • 11.429 trabalhos apresentados durante os Simpósios Brasileiros de Sementes e Congressos Brasileiros de Sementes; 

  • 12 edições do Curso de Amostradores de Sementes; 

  • 13 edições do Curso de Análise de Sementes; 

  • 07 edições do Curso de Fisiologia de Sementes; 

  • 2.138 artigos científicos publicados no JSS. 

 

Vale destacar que os associados da ABRATES acompanham em primeira mão todos os acontecimentos na área da ciência e pesquisa em tecnologia de sementes e contam com descontos especiais na compra dos títulos disponíveis em nossa Loja Virtual, na participação de eventos e cursos e também na publicação de artigos no Journal of Seed Science. Não percam esta oportunidade e Associe-se

Quer conhecer muito mais  sobre todo o trabalho realizado pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes? Assista a live na íntegra, que está disponível nos canais do YouTube da ABRATES e do NESem e acompanhe-nos em nossas redes sociais: